quarta-feira, 11 de março de 2009

Buda - Contexto Histórico


Sidharta Gautama, príncipe da tribo Shakia-Muni, localizada no Norte da Índia, vivia na abundância de seus palácios, protegido do exterior, na luxúria e sem a total consciência do sofrimento e do Caos. Era uma criança feliz, tendo sido profetizada como uma futura Iluminada, pois reza a lenda que quando Buda deu seus primeiros passos, 7 no total, brotaram 7 flores de Lotus. A dada altura, casado e pai de filhos, Sidharta resolveu sair do palácio para observar o que de fora dele se encontrava. Ao caminhar na estrada, deparou-se com um corpo podrifacto de um vagabundo, que estava a mercê dos bichos, servindo de alimento para eles.
Ficando muito chocado, ele partiu para o seu palácio, onde a sua curiosidade falou mais alto, deixando assim, seus bens terrenos, mulher e filhos, para seguir em busca da Verdade e da real natureza do Tudo.

A busca do conhecimento de Sidharta começou, de principie terreno converteu-se a príncipe dos Ascetas. ( * Ascetismo = metodo de auto sacrifício pela privação da alimentação, focando-se apenas na meditação ). Seus cinco companheiros, outros viajantes do conhecimento, admiravam Sidharta pela sua determinação superior e a maior parte do tempo, sentavam-se a comtenplá-lo.
A dada altura, depois de 6 rígidos anos de disciplina, o seu corpo ficou totalmente debilitado onde, desmaiou.
Ao acordar, Buda concluiu que precisava de adoptar um termo médio, uma ponte entre o ascetismo e a sensualidade. A partir daí, Buda faria uma refeição ao meio-dia de composta com caril e arroz e, por vezes, a noite, tomava um caldo de aveia. Depois disso, não ingeria mais nenhum alimento sólido. a sua castidade era absoluta. Assim ia vivendo, afastando-se dos ascetas com seu novo método da descoberta da Verdade. O seu método foi um sucesso, do ponto de vista moral e dietético do Ocidente. Reza a história que, Sócrates esteve, uma noite inteira, de pé, a pensar, junto de um pórtico ( *Pórtico = construção proveniente da Grécia e da Roma antiga que simulava uma entrada, exemplos : Arco de Tito Flávio e mais recentemente, o Arco do Triunfo ), Atribui-se um paralelismo a experiência de Gautama, sendo que, este último, teve a feliz ideia de se sentar.

Sidharta, costumava sentar-se debaixo de uma figueira, sendo hoje a Figueira Sagrada de Bo. Pessoas de todo o mundo, vão lá pedir inspiração ao Buda, que os guie e dê força na busca do conhecimento, tendo o cognome de Árvore da Sabedoria. Uma dia, Sidharta interiorizou que não deveria sair dali, até receber a luz espiritual. Perto da madrugada, Sidharta entrou em transe, no qual afirmou ver uma claridade radiante, onde toda a intrincada cadeia de causas e efeitos que regulam o caminho para alcançar a salvação e a glória. Logo, ao proclamar-se não só, Buda o Iluminado, proclamou-se, também, Tathagata, O perfeito.

Dirigiu-se imediatamente para junto dos 5 eremitas, onde o receberam com hostilidade, chamando-o de renegado. Porém quando Sidharta se aproximou, eles acorreram em sua direcção, chamando-o de Irmão. Respondendo, Buda dirigiu-se a eles, dizendo: " Ò monges, não vos dirijais a Tathagata como Irmão, pois Tathagata é o santo e supremo Buda. Em seguida, Buda, deu o sermão mais fabuloso jamais ouvido, juntamente com o Sermão da Montanha de Jesus Cristo. Como este, ele apresentava uma nova forma de vida e de conduta moral. O discurso de Buda é um tanto, pessimista, pois começa a frisar o sofrimento humano, sua causa, flagelado pelas enfermidades e pela indigência..Talvez não achássemos a vida uma aventura tão emocionante se acreditássemos como os budistas, no monótono ciclo das reincarnações. Não há Eu, a causa do nosso sofrimento é a Ignorância. Devemos aprender, libertando o nosso espírito de crenças supersticiosas, disciplinando a nossa vontade com Amor, a inserir-nos no mundo como parte humilde e discreta parte dele. Nisto se radica a paz e a verdadeira felicidade.

Buda esforçou-se para encontrar um caminho que libertasse os mortais da miséria e os encaminhasse a um estado de maior espiritualidade. Os 8 Caminhos de Buda ( Caminho Octuplo ) preconiza não possuem a eloquência discreta das Bem-Aventuranças, todavia, podem enunciar-se de forma semelhante, porque a santidade ou a forma de a alcançar, são a pedra basilar em todos os seus sermões.

8 Caminhos :

1º- Bem-aventurados aqueles que sabem e cuja a sabedoria está isenta de enganos e de superstições.

2º - Bem-aventurados aqueles que transmitem o que sabem de forma amável, sincera e verdadeira.

3º Bem-aventurados aqueles cuja conduta é pacífica, honesta e pura.

4º Bem-aventurados aqueles que ganham a vida sem prejudicar ou pôr em perigo a vida de qualquer ser vivo.

5º Bem-aventurados os pacíficos, que se despem da má vontade, orgulho e jactância, e em seu lugar situam o amor, a piedade e a compaixão.

6º Bem-aventurados aqueles que dirigem seus melhores esforços no sentido da auto-educação e da auto-disciplina

7º Bem-aventurados sem limites aqueles que, por estes meios, se encontram livres das limitações do egoísmo

8º Bem-aventurados aqueles que desfrutam prazer na contemplação do que é profundo e realmente verdadeiro neste mundo e na nossa vida nele.


O êxito da religião budista provém da extraordinária tolerância. Não existe nenhuma dogma budista e, tanto quanto se sabe, nenhum budistas foi perseguido por herege. Ao relancear o passado, cheio de séculos carregados de violência, guerras e fanatismo.

Segundo Buda, não só devemos construir a nossa própria salvação, assim como o nosso próprio Credo.

Citação de Buda:

" Não acredites em qualquer coisa, só porque te ensinou o testemunho de um velho sábio ". " Não acredites em qualquer coisa, só porque provém da autoridade de mestres e sacerdotes . Qualquer coisa que esteja de acordo com as tuas próprias experiências e, depois de árdua investigação, esteja de acordo com a tua razão e conduza ao teu próprio bem e ao de todas as criaturas vivas, isso deves aceitar como a verdade e deves viver em conformidade com ele".

De resto, Buda prosseguiu a sua vida, ensinando. Levantando-se de madrugada, percorria uma média de 25 a 30 Km por dia, sendo aclamado por multidões. Considerava-se um médico, curando as pessoas por onde passava, não levando rigorosamente nada, apenas a satisfação dos seus sorrisos e bem estar no seu coração.

Contudo, morreu, deixando a sua herança com seus ensinamentos de uma forma nobre de viver e de morrer, neste Mundo.








Pesquisa: Livro, Grandes Vidas / Grandes Obras.

6 comentários:

  1. !!!!
    muito bom!
    parabens cara!!
    Buda é O Cara!

    vou posta no meu blog tbm!
    tudo bem?

    bloglsd.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Claro que sim, divulga a Verdade quanto mais poderes!

    ResponderEliminar
  3. [b] Observem a história de jesus !
    Veram que tem muitas coisas em comun
    com a bida de gautama como peregrinar,por longas distâncias curar, ensinar deixando mandamentos sendo aclamado!

    ResponderEliminar
  4. Irmão, o espírito é o mesmo a mensagem torna-se a Verdade falando por ela mesma. :)

    ResponderEliminar
  5. caraa nosso blog tá quase igual
    AHUHAHUAUHAUHAUHUA
    http://cultivandosuamente.blogspot.com/2010_02_01_archive.html

    mas tá legal parabéns!

    ResponderEliminar
  6. E que ta mesmo...escolhemos as mesmas imagens. bhshuehuahuebhahuebhabaha

    Parabéns para ti também, amigo! Muito obrigado :)

    ResponderEliminar