terça-feira, 10 de março de 2009

As 4 Nobres Verdades

Resumo das 4 Nobres Verdades: A vida é sofrimento; a causa do sofrimento é o desejo; a cessação do sofrimento é se ver livre do desejo; o modo de fazê-lo é o Caminho Óctuplo.

Primeira Nobre Verdade - Dukkha - Vivência

Esta Verdade, indica-nos o facto da vida ser composta essencialmente por sofrimento. E agora, estou preparado para ouvir coisa do tipo " QUE INJUSTO" O MEU NAMORADO/A TRAIU-ME" "PORQUE É QUE ME ACONTECEU ISSO" " MERDA DE VIDA", depois a nossa reles insignificância vêm, quando o ser humano cria "classificações de sofrimento", orgulha-se e vangloria-se por sofrer mais do que o parceiro, menospreza o parceiro por ter sofrido mais. Todo o sofrimento é igual, uns de uma maneira, outros de outra. Não há heróis de sofrimento, não há covardes do sofrimento. Todos sofremos, sofremos por não sofrer, sofremos por sofrer, sofremos até para nascer.

Segunda Nobre Verdade - Trsna - Desejo


O desejo...Homem ambicioso, cheio de planos, vontades. Devemos desejar, desejar para viver, não viver para desejar. O sofrimento, provêm do desejo, a vontade de ter sempre mais, a não conformidade com o ter/ser/poder/parecer/acontecer. Como Buda disse " O Homem com sede, no deserto ". A sua sede apenas lhe trouxe mais sofrimento, porque estava a sofrer por estar com sede e a sofrer pela probabilidade de não encontrar água. Sede de ter, sede de poder, sede de ser como queremos que seja.

Terceira Nobre Verdade - Nirbbana - Libertação


A verdade menos compreendida do Budismo...Sem dúvida, muita gente fala nesta palavra, mas ninguém, mesmo aqueles que sabem e dizem que sabem e pensam que sabem, sabem. Porque tamanha arrogância me leva a dizer isto? Porque o Homem esquece-se que para haver libertação, primeiro tem de haver privação, destruição. Temos o exemplo de uma árvore com muitos ramos, grandes e grossos, carregados de folhas e frutos. Porém a qualidade de seus frutos, assim como seu tamanho eram reduzidos...Porém, o agricultor, observou e cortou os ramos à nossa querida árvore. Ela murchou...secou no leito do Outono para passar um Inverno fulcral de gelo e vento cortante. Porém a árvore libertou-se, do sofrimento físico. Seus ramos cairam, mas sua raiz (alma ) está lá.
Esta Verdade não significa a extinção do Desejo, apenas o domínio do desejo.

Quarta e última Nobre Verdade - Caminho Octuplo - Equilíbrio

Porém, o Inverno acabou, veio a Primavera. A nossa árvore rejubilava. Novos ramos nasceram, mais equilibrados, menos dispersos, fortes e saudáveis. Suas frutas eram doces, suas folhas faziam uma sombra agradável, onde a Luz e a Sombra se embrulhavam numa dança onde produziam um clima, não muito quente nem muito frio. Um clima ameno.


Como podemos observar, há pessoas que nascem a sofrer, em países de miséria, no meio de conflitos e fome...E a seguir...Simplesmente morrem.


Pois é, agonizante. Mas, a Morte não é o fim de tudo. E a passagem para outra vida, e o barco para a outra margem. Com a aprendizagem, sensações neste caso, sofrimento, atraimos energias do Universo que moldaram a nossa alma, fazendo-a mais completa e equilibrada, chegando ao momento, em que se libertará ( Nirvana ) e sairá da roda do Dharma. Ai, seremos apenas espírito, seremos um só com o Universo, olharemos de perto, escutaremos de longe, ajudaremos a encontrar o Caminho.

O que citei, é apenas o Caminho. Existem filósofos, não existem filosofias. Nós somos livres. É opcional errar nas escolhas, apenas não é opcional ter consciência de estar a errar ao errar nas escolhas. Se algo acontecer, têm tempo de se redimir. Não existe o Mal e o Bem, apenas a ignorância e o conhecimento. E o Amor? Existe e em cada vez menos quantidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário