segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Esclarecimentos - Budismo e Budismo Tibetano




Porque razão estou a escrever este post? Para esclarecer, sem dúvida alguma, o conceito de Budismo que as pessoas têm.
Normalmente, vemos os budistas como aqueles senhores de cabecinha rapada, com vestes vermelhas e amarelas e um rosário de contas nas mãos. No ocidente vemos aqueles que apenas comem ervas, e que andam em grupos pacifistas, meditando e fazendo outras coisas.

O Budismo tradicional, foi um método de auto-disciplina e uma vertente filosófica criado pelo príncipe da tribo dos Shakya-Muni, chamado, como todos sabemos Siddharta Gautama. Nele, ele não profetiza, não cria dogmas, apenas ensina um modo pacífico de vivência assim como a libertação do sofrimento. Esta religião, não conta com sacerdotes, grupos, rituais, dinheiro, cobrança. Apenas com o chamamento interior de cada um dos seus praticantes, adoptando uma vida de "viajantes" do conhecimento, ensinando aleatoriamente as pessoas que caso, perguntem ou necissitem.

O que querem que eu diga? "Budismo é a religião que não é religião" - Sem dogmas, rituais, força activista. Porque disse isto?? Vejamos aqui o nosso mandamento budista, citações e ensinamentos de Siddahrta Gautama, o branco:

" Não acredites em qualquer coisa, só porque te ensinou o testemunho de um velho sábio ". " Não acredites em qualquer coisa, só porque provém da autoridade de mestres e sacerdotes . Qualquer coisa que esteja de acordo com as tuas próprias experiências e, depois de árdua investigação, esteja de acordo com a tua razão e conduza ao teu próprio bem e ao de todas as criaturas vivas, isso deves aceitar como a verdade e deves viver em conformidade com ele".

Budismo é uma exaltação ao individualismo? Não, se fosse não conheceriamos os ensinamentos do nosso Mestre, não? Apenas, no momento sublime da busca, devemos auto-disciplinar a nossa mente com os metodos tradicionais do Budismo. È escutando o som do silencio que podemos pensar mais claramente. No fim, da nossa progressão, poderemos ensinar as pessoas, não como pregadores insaciavéis, mas sim como andarilhos da vida. È negado a Verdade por cor de pele, costumes ou religião?? Não, a Verdade é um presente divino, é para todos.

Agora, vem a vossa parte preferida. Budismo Tibetano. O que é, e em que difere do Budismo Tradicional?

Para começar, Budismo Tibetano, é originário do Tibete e o Budismo tradicional é originário do Nepal. As únicas diferenças são os dogmas e a adoração de varias entidades alem de Siddharta, assim como rituais, seguidores, grupos e afins.

No Budismo Tibetando, podemos considerar religião, pois eles se intitulam de religião e possuem realmente dogmas para tal. Têm um representante supremo intitulado de Dalai Lama, que é um dos Bodistavas.

Resumindo, espero que tenham entendido as diferenças e obrigado pela preferencia deste blog.